Consultorias e treinamentos em Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde ocupacional, Qualidade, Eletricidade, atividades na Indústria da construção naval, civil e outras, Petróleo e Gás On Shore e Off Shore e ETC.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
SAIBAM COMO OS AMERICANOS SÃO INSTRUÍDOS QUANTO A NOSSA AMAZÔNIA
"BRAZILEIROS NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR COM ESSA PRIVATIZAÇÃO DA AMAZÔNIA"
quarta-feira, 7 de abril de 2010
ACIDENTE - Guindaste cede e levanta caminhão em obras da linha amarela do metrô de SP

A grua de um guindaste usado das obras da estação Morumbi, da linha 4 - amarela do metrô de São Paulo, cedeu e levantou um caminhão na tarde de ontem, segundo informações da assessoria de imprensa do Metrô.
Não houve vítimas, segundo a assessoria. O motorista do caminhão que ficou na vertical foi retirado da cabine sem ferimentos.
De acordo com a assessoria do Metrô, o acidente não afetou o andamento das obras nem a vizinhança, pois ocorreu dentro do canteiro de obras.
Segundo a CET, o tombamento do guindaste ocupou a calçada e parte da faixa da direita da avenida Francisco Morato, zona sul da cidade, que permanecem interditadas desde as 18h de ontem.
O guindaste ainda não foi destombado, segundo a CET, por que a pista está muito lisa em decorrência das chuvas e corre o risco de novos tombamentos caso seja feita a remoção.
O consórcio Linha Amarela é o responsável pelas construções desta nova linha do metrô.
terça-feira, 6 de abril de 2010
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL RESISTENTE AO FOGO - RF



“A IMPORTÂNCIA DA NR-10, DIZ RESPEITO AO QUE REPRESENTA HOJE O RISCO ELÉTRICO NAS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DO TRABALHO, ESPECIALMENTE OS FATAIS, ENVOLVENDO TODOS OS SETORES PRODUTIVOS DO PAÍS, TORNANDO-SE UM DOS RAMOS DE ATIVIDADE MAIS PREOCUPANTE”.
• Mais de 80% de todos os acidentes elétricos são resultado de arco elétrico e combustão de roupas inflamáveis.
• A temperatura do Arco pode alcançar 30.000°C isto representa cinco vezes a temperatura do sol.
• Queimaduras fatais poderão ocorrer à distância de 3m.
A norma regulamentadora número 10 – NR 10, cita as medidas de proteções individuas especificamente sobre a roupa dos profissionais que trabalham expostos ao risco elétrico e juntamente também deve ser observado à norma regulamentadora número 6 – NR 6.
10.2.9 -Medidas de Proteção Individual
10.2.9.2 - As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
Normas Complementares
• 10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
• NEC 2002;
• NFPA 70E 2004;
• OSHA / CFR 1910;
• IEEE 1584 2002
Normas Técnicas de referencia
•OSHA 1910.132(d) Aonde houver trabalhos na zona controlada, a análise de risco a arco deverá ser feita e determinada à exposição à energia incidente (em cal/cm2) e deverá ser documentada.
• OSHA 1910.269(I) (6) Roupas resistentes a chama e Equipamentos de Proteção Pessoal deverá ser usado por trabalhadores conforme a exposição da energia incidente em determinada tarefa.
• Como alternativa aos requisitos dos EPI para risco a arco, poderá ser utilizado à tabela NFPA 70E Part II 3-3.9.
RECOMENDAÇÕES
I - A “vestimenta” a ser utilizada deve ser especificada como um EPI e não como um simples uniforme;
II - Deve ser realizada uma Analise de Riscos considerando-se as características de trabalho e as características das instalações;
III - Deve ser realizado um Relatório Técnico de Exposição Ocupacional ao Risco de Arco Elétrico, inserindo-o no Prontuário das Instalações Elétricas;
IV - A analise quantitativa da Energia Incidente, deve considerar o melhor método, e deve ter como responsável técnico um Profissional Habilitado.
CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS HÍDRICOS
Qual a importância da conscientização do uso de recursos hídricos, ou seja, a ÁGUA? No último dia 22 de março de 2010 foi comemorado o dia mundial da água. Em 2009 foi realizado o Fórum Mundial da água em Istambul na Turquia, que acontece a cada três anos, onde líderes mundiais se reuniram para tratar da otimização de recursos hídricos, porém não tivemos bons resultados. Então não devemos esperar melhoras vindas desses encontros que na realidade não passam de encontros com interesses individuais e políticos, devemos tomar iniciativa e fazer a nossa parte. O Brasil é um lugar abençoado por Deus e de tem 12% deste percentual de água doce e por isso devemos ser modelo para o mundo, devemos ser bons gestores deste recurso indispensável à vida. Em nosso dia a dia não podemos desperdiçar este bem tão valioso. Precisamos parar de jogar água fora, precisamos parar de utilizar as "vassouras hidráulicas" para varrer as calçadas, vamos combater o desperdício. Vejamos abaixo alguns dados importantes: • O Planeta terra é composto de 75% de água; • Apenas 3% são de água doce. • Desta pequena parte, cerca da metade é encontrada na superfície em rios, lagos, represa e geleira. • Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada, economizando mais de 21 litros por vez; • Demorar somente o tempo suficiente para sua higiene pessoal durante o banho; • Manter a válvula da descarga sempre regulada; • Utilizar o balde ao invés de mangueira para lavar o carro; • Limpar os pisos com vassouras. A limpeza com mangueira gasta cerca de 280 litros de água; • Regar plantas com regador; • Usar a máquina de lavar roupas com sua capacidade máxima. Ela gasta em média 135 litros de água por lavagem. • Limpar os pratos antes de lavar a louça e fechar a torneira enquanto ensaboa, abrindo-a na hora de enxaguar. Coloque areadores nas torneiras; • Usar a lavadora de louças com sua capacidade máxima. Ela gasta aproximadamente 40 litros de água por operação; • Fechar a torneira do tanque enquanto ensaboa a roupa. • Você já pensou em usar esta água para lavar o quintal? Ou utilizar ela para dar descarga no vaso sanitário? • Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos. A redução do desperdício permite atender a mais consumidores sem que novos investimentos sejam necessários. Beneficia a população sem causar novos impactos ambientais. A ONU estima que mais de um milhão de pessoas no mundo não tenham acesso a água potável, ou seja, 1/6 da população mundial. Em algumas regiões do mundo como Japão, Espanha, Austrália e Estados Unidos já consomem mais do que a capacidade natural de reposição. Em alguns hotéis na Europa é proibida a hospedagem de Brasileiros, pois é alegado que os mesmos desperdiçam muita água e que tomam banho várias vezes ao dia. Em países em desenvolvimento a corrupção suga quase 30% das verbas públicas destinadas à água. Estima-se que as próximas guerras e conflitos serão relacionados à água. Amigos com estes dados espero que tenhamos um debate consciente de uso de recursos naturais, e que vocês se tornem multiplicadores deste assunto e sejam formadores de opiniões positivas sobre este assunto tão preocupante.
Assinar:
Postagens (Atom)