CONSULTORIAS E TREINAMENTOS

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SEGURANÇA OPERACIONAL COM GUINDASTES E GRUAS



REGRAS PARA OPERADORES DE GUINDASTES

1. Somente operadores treinados e qualificados devem dirigir guindastes.

2. Nunca puxe, arraste ou levante qualquer carga colocada lateralmente em relação à lança.

3. Não ultrapasse a capacidade nominal da maquina.

4. Não abasteça a máquina com o motor em funcionamento. Incêndios e explosões podem ocorrer da não observância destas simples regras.

5. Informe imediatamente ao seu superior qualquer falha ou dano com o guindaste. Aguarde o conserto dos defeitos, antes de continuar o trabalho.

6. Não desça rampas de frente com o guindaste carregado. 0 balanço da carga poder tombar a máquina. Mantenha sempre a carga voltada para o alto da rampa e o mais próximo possível do avental de carga.

7. Não opere o guindaste com cargas que possam tirar suficiente peso das rodas traseiras, a ponto de acarretar a elevação das rodas ou ineficiência da direção.

8. Evite elevações, buracos, manchas de óleo ou materiais soltos que possam prejudicar a estabilidade do guindaste.

9. Faça curvas lentamente e dirija com cuidado, principalmente nas esquinas, fazendo sempre uso da buzina.

10. Não faça curvas em rampas Estará colocando em risco a carga, a máquina e, principalmente, você.

11. Evite partidas ou freadas bruscas. E lembre-se: marcas de pneus no piso são sinais de uma má operação.

12. Preste atenção especial aos movimentos da lança, da carga e da parte traseira da máquina.

13. Não elevar, abaixar ou transportar cargas quando houver pessoas por perto. Nunca transporte carga sobre pessoas.

14. Quando transportar uma carga, mantenha-a o mais baixo possível. Evite possíveis oscilações.

15. Sempre que estiver dirigindo sem carga, prenda o gancho, para que ele não possa se mover livremente.

16. Ao deixar o guindaste, desligue o motor, engate uma marcha, abaixe completamen-te a carga e acione o freio de mão. Calce as rodas quando estacionar numa rampa e sempre que estiver fazendo um reparo.

17. Dirija com cuidado, observe as regras de trânsito e mantenha sempre o controle do guindaste.

ACIDENTE COM GUINDASTE NA VALE

E mais uma vez a Grande Vitória voltou a ser castigada por um forte temporal na noite de quinta-feira (18/11/2010). Diversos bairros ficaram debaixo d'água, acidentes foram registrados nas principais avenidas de Vitória e Vila Velha e até chuva de granizo chegou a ser registrada no bairro Vale Encantado. As cenas eram impressionantes, ruas alagadas, veículos parados, árvores caídas e casas destelhadas. A forte chuva que atingiu a Grande Vitória na noite desta quinta causou prejuízo para muitas pessoas.

Porto de Praia Mole

A ocorrência mais grave foi registrada no Porto da Vale, em Praia Mole. Devido aos fortes ventos do temporal, dois navios descarregadores cederam e dois guindastes tombaram no píer de carvão do terminal portuário da Serra. A Vale informa que não houve vítimas. Cada guindaste custa R$ 7 milhões.




ASSISTA AOS VIDEOS DE DOIS ACIDENTES COM GRUAS:







CONCLUSÃO

Um estudo recente realizado por Don Dickie, uma autoridade reconhecida com guindaste de construção pela Associação de Segurança de Ontário (baseado no estudo OSHA), indica que, apesar de falhas mecânicas representam apenas 11% das causas de acidentes com guindaste, que geralmente resultam em acidentes graves que envolvam ferimentos, mortes, substancial custos de material e, normalmente, a cobertura da mídia espetacular. Estudos e análises de acidentes com guindastes envolvendo falha mecânica mostram que eles são frequentemente devido à falta de medidas preventivas manutenção ou formação adequada e / ou experiência por parte do pessoal envolvido. É importante que não só operadores de guindaste mas também o pessoal que trabalha com guindastes deve receber formação para operações de guindaste. Os Guindastes e equipamentos associados do aparelho deve ser inspecionado regularmente para identificar as condições existentes ou potencialmente perigosas. Além disso, a manutenção preventiva deve ser realizada conforme exigido pelo fabricante da grua ou guindaste e / ou fornecedor, a fim de operar gruas e guindastes com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário